Estética

 

Dentro de cada plataforma, tribos vão existindo. Por exemplo, na época do MySpace começaram a surgir derivações do que conhecemos como emo: os From UK, Scene Kids.

No Brasil, essa cultura foi amplamente divulgada por meio do Orkut e os fakes de orkut.

Colagem Meme- “O Ano é 2005”

 

Atualmente, a plataforma mais forte em termos de definir estética, trends e memes é o Tik Tok, seguido do Instagram. Já o Pinterest é um ótimo exemplo de plataforma com painéis de imagens, que consegue por meio de algoritmos representar seu gosto e meme, como antigamente era usado We Heart It e o Tumblr.

Podemos aprender mais sobre como referências são interpretadas no estilo ao analisar o conceito Kitsch

 

 

Conceitos de Estilo como DOMINAÇÃO e estilo como ILUSÃO

 

De acordo com Pierre Bordieu, estilo é elitizador, e com isso conseguimos enxergar a distinção de fatores econômicos, de forma excludente e hierárquica. O habitus é um conjunto de valores e gostos que foram adquirido de acordo com nossa cultura capital e  nos mostra como essa verdade adquirida se incorpora dentro do cotidiano, sendo ditada por lançadores, que por seu domínio de capital cultural, ditam o que é estilo. 

Na imagem a baixo, trago a celebridade Jeffree Star, que hoje é internacionalmente conhecida por sua linha de cosméticos “Jeffree Star Cosmetics” e foi um dos maiores influenciadores dentro da subcultura conhecida como “Scene Kids”. 

Jeffree Star, em seu perfil do MySpace em 2009

 

Dentro das plataformas como o MySpace por volta dos anos 2008/2009, a moda alternativa estava em alta mesmo sendo um grande tabu, o que faz o tipo de capital cultural necessário para a compreensão da imagem da forma como está sendo aplicada ainda maior. 

Popularizado no Brasil como “emo”, foi comercializado pelas influências de bandas como Restart e Cine. Se tornou parte da cultura o estilo “alternativo”.

Banda Restart (BR)  x   Scene Kids (UK)

 

Com a necessidade de ser diferente,  utilizando do simbolicamente vulgar, a aversão e tabu por volta da cultura gótica, o Scene Kids adapta a modelos alegres e divertidos. Podemos ver o uso de determinados elementos constantes, mostrando estilo como ilusão como: tatuagens, cores diferentes de cabelo, alisamento com chapinha, corte picotado com gilete, muito laquê e gel, a franja longa cobrindo o rosto. Nas roupas com estampas de animal print ou com simbologias românticas e melancólicas, acessórios e adornos exóticos, cintos com tachinhas, suspensórios, bottoms, prendedores fofos de cabelo, pulseiras coloridas, óculos com armações exageradas. Nas cores o uso de muito neon e preto e branco.

Todos esses elementos utilizados para gerar diferenciação, ilusão de individualidade. 
“Na massa desaparece a polaridade do um e do outro” –
Baudrillard